O projeto executivo de uma construção é executado em várias etapas. A cada avanço no processo, são analisadas as interferências de uma etapa nas outras.
Dessa forma, as indefinições e os problemas que aconteceriam durante a obra, são reduzidos ou até eliminados.
O tempo investido nas etapas de projeto reflete diretamente no custo da execução da obra.
Abaixo, uma apresentação de cada etapa desse processo.
ETAPAS DO PROJETO EXECUTIVO
Nessa etapa será feita a medição do terreno para construção.
Essa medição considera tanto as medidas de largura e comprimento do terreno, como identifica o nível das elevações, ou seja, onde é mais alto e mais baixo.
Nesse levantamento também está inclusa a área da via de acesso, pois ela será a referência para o projeto a ser executado.
Aqui, após uma reunião com o cliente para entender as necessidades e desejos referente ao projeto, será feita uma planta inicial para apresentação e validação do cliente.
Após essa apresentação, o cliente pode fazer solicitações de alteração do projeto até que se chegue à planta definitiva.
Também será definido o mobiliário básico, para que os espaços dos ambientes permitam a acomodação e circulação com conforto.
Com a planta definitiva montada, apresentamos ao órgão responsável pela aprovação do projeto, na prefeitura do município, para que fique garantido que a construção pode ser daquela forma.
Com base na utilização proposta de cada ambiente no pré projeto e no mobiliário definido, serão indicados os pontos de iluminação, interruptores, tomadas, torneiras, ralos para esgoto e drenagem.
Nessa etapa que será garantida a melhor relação entre segurança e custo da obra.
Aqui serão dimensionadas e definidas as estruturas, instalações elétricas, hidráulicas e até a terraplenagem para garantir o perfeito funcionamento de todos esses sistemas dentro da arquitetura definida.
É normal que que alguns pequenos ajustes no projeto de arquitetura sejam notados durante o dimensionamento dos projetos complementares de engenharia.
Dessa forma, nessa etapa, todos os projetos serão analisados para que não hajam conflitos entre eles.
Caso alguma alteração na arquitetura seja necessária, o cliente será informado e solicitada a autorização.
Com tantas informações dentro de um projeto, alguns detalhes precisam de uma maior atenção. É nesse momento que detalhes mínimos serão descritos e representados em plantas.
Isso garante o correto entendimento dos projetos pela equipe de execução.
Com os projetos de arquitetura, estrutura e instalações definidos, chegamos à última etapa do projeto executivo.
É aqui que são medidos, em projeto, as quantidades de pisos, lajes, portas, janelas, barras de aço, área de reboco, pintura, dentre outros itens, para que auxiliem nas compras de material e execução da obra.